
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, anunciou nesta terça-feira (30) que os ônibus paralisados na última segunda (29) voltarão a circular nesta quarta-feira (1º).
Siga o Poder News no Instagram
A medida atende à notificação extrajudicial da Prefeitura ao Sindiônibus, que exigiu o retorno das 25 linhas paradas e das 29 que tiveram a frota reduzida. Segundo Evandro, a paralisação pegou todos de surpresa, e o Município classificou a interrupção como arbitrária e abusiva, por afetar cerca de 10,4 mil passageiros por dia.
“Ontem a população fortalezense foi pega de surpresa quando o sindicato dos ônibus (Sindiônibus) excluíram as linhas de Fortaleza, fazendo um total de 29 trechos. Nós não aceitamos. Estávamos em tratativas. Quero anunciar que amanhã os ônibus estarão retornando para todos os trechos e linhas que foram retirados”, disse o gestor em vídeo publicado em suas redes sociais.
O transporte coletivo é um serviço essencial e a Prefeitura cobrou a retomada integral das operações em até 24 horas, sob pena de medidas judiciais e administrativas. O Sindiônibus havia alegado dificuldades financeiras, com um déficit mensal de R$ 7 milhões, e disse que a decisão foi motivada por desequilíbrio no sistema. O Município chegou a avaliar o uso de vans e topics como transporte complementar para suprir a demanda durante a paralisação.
Em nota, o Sindiônibus informou que, a partir desta quarta-feira (1º), a operação dos ônibus em Fortaleza voltará a seguir os parâmetros definidos pela Etufor para cada linha.