
O governo federal vai investir R$ 390 milhões, ao longo de quatro anos, na criação de plataformas de inteligência artificial voltadas à modernização dos serviços públicos.
Siga o Poder News no Instagram
O programa, chamado Inspire, será executado pelo CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que assina o convênio nesta terça-feira, 30.
Segundo Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do MGI, o objetivo é permitir que órgãos públicos desenvolvam soluções com pouca ou nenhuma necessidade de programação (low code/no code) por meio de uma plataforma baseada em IA.
Um exemplo prático seria um sistema de saúde pública que envia alertas automáticos para agentes identificando crianças com vacinas em atraso ou fora da creche. A proposta é tornar o Estado mais proativo na prestação de serviços.
O ministério também criou o Núcleo de Inteligência Artificial (NIA), responsável por mapear aplicações potenciais da tecnologia e definir diretrizes éticas para seu uso. Além disso, o programa prevê iniciativas para qualificar bases de dados, reforçar a cibersegurança e aprimorar serviços já existentes, como o portal gov.br.