
A Universidade Federal do Ceará (UFC) avançou duas posições e ocupa agora a 71ª colocação no QS Latin America & The Caribbean Rankings 2026, divulgado nesta quarta-feira, 1º. No ranking anterior, de 2025, a UFC figurava no 73º lugar.
Siga o Poder News no Instagram
O principal destaque da instituição cearense foi na categoria pesquisa e descoberta, na qual obteve uma pontuação de 91,8, reforçando sua posição como uma das mais relevantes universidades do Nordeste e do Brasil em produção científica.
Enquanto a UFC avança no cenário, a Universidade de São Paulo (USP) perdeu o posto de melhor universidade da América Latina e caiu para a 2ª colocação, após dois anos consecutivos no topo. A liderança foi retomada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC).
Mesmo com essa mudança, o Brasil segue com forte presença entre as primeiras posições do ranking. Além da USP em 2º, a Unicamp permanece em 3º lugar, a UFRJ em 5º e a Unesp subiu para a 6ª colocação.
Ao todo, 130 instituições brasileiras foram listadas na edição de 2026, o que mantém o Brasil como o país com maior representação no ranking, à frente de México e Colômbia, que aparecem com 67 universidades cada.