
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (2) que a COP 30, que será realizada em Belém, não será uma “COP do luxo”, mas sim “da verdade”. Lula disse que quer mostrar ao mundo a realidade da Amazônia e que não pretende se hospedar em hotéis durante o evento, optando por dormir em um barco.
Siga o Poder News no Instagram
Durante agenda no município de Breves (PA), o presidente destacou que os líderes mundiais precisam conhecer as condições de vida na região e cobrou que países ricos assumam responsabilidades financeiras para garantir a preservação da floresta. Lula já convidou Donald Trump, Xi Jinping e Emmanuel Macron para a conferência — até agora, apenas o francês confirmou presença.
A COP 30 ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém. Ainda nesta quinta, Lula visita as obras preparatórias para o evento, incluindo a Estação de Tratamento de Esgoto Una e o Parque Linear da Nova Doca. Na sexta (3), ele confere as obras de macrodrenagem do Canal da União e do complexo cultural Porto Futuro II.