
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança a série documental “Ceará Raiz”, um projeto que propõe um mergulho nas manifestações culturais que revelam e preservam a identidade do povo cearense. O primeiro episódio apresenta a cultura das casas de farinha e será exibido na Alece TV nesta quinta-feira (09/10), às 20h30.
Siga o Poder News no Instagram
Idealizada pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, a proposta visa promover mais visibilidade e reconhecimento para tradições que resistem ao tempo. “Cada cultura, cada saber popular é uma força viva que merece ser celebrada e preservada”, destaca.
Ao todo, serão dez episódios. Na primeira temporada, quatro municípios foram escolhidos para retratar algumas dessas tradições: Itapipoca, com as casas de farinha; Viçosa do Ceará, com a produção de cachaça; Granja, com o universo da carnaúba, e Cascavel, com a tradicional Feira de São Bento, aos sábados. A segunda temporada está prevista para 2026, contemplando outras seis cidades do Estado.
O projeto destaca algumas práticas, saberes e expressões culturais que dialogam com a história, o cotidiano e a resistência de comunidades e personagens cearenses muitas vezes invisibilizados ou ameaçados pelo avanço tecnológico e pelas transformações nos modos de vida.
Além da transmissão na emissora da Casa, a edição 73 da revista Plenário Alece (https://tinyurl.com/mry3xk42) traz uma matéria especial com os dois primeiros temas: casas de farinha e cachaça de Viçosa do Ceará. Os documentários ficarão disponíveis, ainda, no serviço de streaming Alece Play (https://aleceplay.al.ce.gov.br/) e no YouTube (https://tinyurl.com/4smwvabd).
A equipe por trás da série é composta pelas jornalistas Marina Ratis (pesquisa, roteiro e narração) e Crisley Cavalcante (produção) e pelo videomaker Odério Dias (imagens, edição e sonorização).
Saiba+
O projeto é uma realização da Comunicação Social da Alece, com integração dos diferentes veículos da Casa, como a revista Plenário Alece, com matérias especiais sobre os temas abordados; exibição dos filmes na Alece TV e Alece Play; bastidores e conteúdos especiais nas redes sociais; entrevistas e repercussões na Alece FM. Ao final do projeto, está prevista a realização de uma exposição fotográfica inspirada nos episódios da série, com organização do Memorial Deputado Pontes Neto.