
Em pronunciamento realizado na manhã desta terça (7), o deputado estadual De Assis Diniz (PT), 1o secretário da Assembleia Legislativa, registrou o sucesso da estratégia diplomática do governo brasileiro em relação ao tarifaço norteamericano.
Siga o Poder News no Instagram
“Lula assumiu o risco calculado de defender a soberania de nosso país acima de quaisquer outros interesses. E hoje, após uma ligação de 30 minutos com o presidente Trump, há um início de negociação, de forma a estabelecermos parâmetros mais razoáveis, de igual para igual entre os dois países”, afirmou.
De Assis ainda criticou a ação de parlamentares bolsonaristas no episódio. “A história vai registar quem defendeu a economia do Brasil e quem teve uma postura de traição”.
Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos, recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os EUA mantêm superávit na balança de bens e serviços e solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.