Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

Primary Menu
  • POLÍTICA

Justiça italiana rejeita recurso e mantém Zambelli na prisão

Poder News 8 de outubro de 2025
Zambelli está presa desde julho, no complexo penitenciário de Rebibbia, após ser localizada em um apartamento na periferia de Roma, quase dois meses após se tornar foragida da Justiça brasileira / Foto: Agência Brasil

A Corte de Cassação, instância máxima da Justiça italiana, rejeitou nesta quarta-feira, 8, o recurso da defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) contra sua prisão em regime fechado. Com a decisão, ela seguirá detida enquanto tramita o pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.

Siga o Poder News no Instagram

A audiência ocorreu em Roma, onde os advogados tentaram reverter a decisão da Corte de Apelação, que, em agosto, havia negado o pedido de prisão domiciliar, alegando risco de fuga e condições de saúde compatíveis com o encarceramento.

O processo de extradição ainda está em análise pela Corte de Apelação. O próximo passo depende de um parecer da Procuradoria Geral da Itália, que vai embasar uma nova audiência para definir se há condições legais para que a parlamentar seja enviada de volta ao Brasil. A Corte de Cassação pode voltar a ser acionada, mas a decisão final cabe ao Ministério da Justiça italiano. O trâmite pode levar de um a dois anos, embora especialistas indiquem que a prisão pode acelerar o processo.

Zambelli fugiu para a Itália em junho, após ser condenada a 10 anos de prisão pelo STF, acusada de envolvimento na invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e de forjar um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Seu advogado, Pieremilio Sammarco, afirma que tentará provar que o julgamento no Brasil teve irregularidades, alegando que “a vítima foi também quem julgou e executou a pena”. Zambelli se diz perseguida politicamente.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Ceará: Multas leves ou médias serão convertidas em advertências educativas
Next: Lula se reúne com ministros e líderes para discutir MP da alta de impostos
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.