Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

Primary Menu
  • ECONOMIA

Mercado Livre suspende anúncios de bebidas destiladas em meio a crise do metanol

Poder News 8 de outubro de 2025
Anúncios irregulares podem resultar em sanções ao vendedor, como a suspensão ou exclusão da conta / Foto: Agência Brasil

O Mercado Livre anunciou ontem, terça-feira, 7, a suspensão temporária dos anúncios de bebidas alcoólicas destiladas, como medida preventiva diante da crise de saúde pública causada por casos de intoxicação por metanol no país.

Siga o Poder News no Instagram

A empresa afirma que não há registros de produtos contaminados em sua plataforma, mas decidiu adotar a medida de forma extraordinária e por tempo indeterminado. Os anúncios só serão restabelecidos após uma avaliação específica.

Durante a suspensão, somente vendedores autorizados pelas marcas poderão republicar produtos, com base em listas fornecidas pelas próprias fabricantes. Bebidas como whisky, vodka, gim, cachaça, rum e licores estão entre as afetadas.

Na terça, o estado de São Paulo confirmou 18 casos de intoxicação por metanol e descartou outros 38. O total de notificações chegou a 176, com 10 mortes, sendo três confirmadas e sete em investigação.

“Acompanhamos com atenção os casos recentes de intoxicação por metanol no país e lamentamos a gravidade da situação”, disse Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil.

A empresa destacou seu compromisso com a segurança do consumidor e citou ferramentas como o Brand Protection Program (BPP) e a Aliança Anti-Pirataria (MACA), que atuam na denúncia e retirada de produtos irregulares.

O Mercado Livre também segue as orientações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e proíbe a venda de itens como metanol, garrafas vazias, bebidas sem registro ou advertências obrigatórias, e destilados com a descrição “artesanal”, exceto em casos específicos como vinhos e cervejas.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Lula exalta operação contra abuso de menores e diz que ‘não falta gente safada’ no país
Next: UB abre processo de expulsão contra Sabino após ministro decidir ficar no governo Lula
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.