
Pela primeira vez, organismos internacionais da ONU escolheram o Ceará como palco oficial das celebrações do Dia Mundial da Alimentação, data promovida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).
Siga o Poder News no Instagram
A escolha reconhece o compromisso do Governo do Ceará com o combate à fome e a promoção da segurança alimentar como direito fundamental.
A celebração integra a 2ª edição do Festival Ceará Sem Fome, realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, em Fortaleza, e contará com a presença de representantes da FAO, do WFP (Programa Mundial de Alimentos) e do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola).
Agenda e reconhecimento simbólico
No dia 15 de outubro, durante a abertura do Festival, os organismos internacionais terão um estande exclusivo no Centro de Eventos do Ceará, dedicado à troca de experiências, divulgação de iniciativas e diálogo sobre segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, onde o público poderá conhecer mais sobre as ações e projetos desenvolvidos pela FAO, WFP e FIDA no Brasil e no mundo.
Já no dia seguinte, 16 de outubro, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) será iluminado na cor azul – símbolo do Dia Mundial da Alimentação – e receberá uma projeção especial da FAO/ONU, a partir das 18h30. A Arena Castelão também ganhará iluminação azul, entre 19h e 21h, em homenagem à data e ao esforço coletivo no enfrentamento à insegurança alimentar.
A celebração no Ceará soma-se a marcos simbólicos anteriores, como o Cristo Redentor (RJ) e o Congresso Nacional (DF), espaços que já receberam a homenagem em anos anteriores.