
O Pix Automático passa a ser obrigatório para todas as instituições financeiras participantes do sistema a partir desta segunda-feira, 13.
Siga o Poder News no Instagram
A ferramenta, lançada de forma opcional em junho, foi criada pelo Banco Central para permitir o pagamento recorrente de contas e serviços — substituindo, progressivamente, o débito automático e os boletos.
Com o Pix Automático, o usuário autoriza uma única vez a cobrança periódica feita por empresas ou prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEIs). A partir dessa autorização, os débitos passam a ser feitos automaticamente na conta do pagador, sem necessidade de nova confirmação a cada transação.
Quem se beneficia?
Segundo o Banco Central, a nova funcionalidade deve beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não utilizam cartão de crédito. Já para empresas, o Pix Automático simplifica a cobrança: diferente do débito automático tradicional, que exige convênios individuais com os bancos, o novo sistema permite que qualquer empresa ou MEI solicite adesão diretamente no banco onde possui conta.