
Com realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), o Rolê Cultural movimenta a cidade entre os dias 13 e 18 de outubro com uma agenda gratuita que inclui seminário e oficinas realizadas em comemoração aos 19 anos da Vila das Artes, atividades alusivas ao Dia das Crianças, exposições, apresentação musical e atividades regulares nos equipamentos.
Siga o Poder News no Instagram
No Centro Cultural Belchior, o Projeto Ondas Formativas oferece cursos livres como Artesanias Sonoras, com Eric Barbosa; Direção de Palco, com Tiago Nogueira; e Produção para Projetos Periféricos, com Kelly Brow.
A programação do CCBel ainda inclui a apresentação musical “Filhos de Zé”, o encerramento da exposição “Odoyá! Salve a Mãe de todas as cabeças!”, em cartaz até 17 de outubro, e as atividades regulares de dança com Heliane Lopes e Lolly Pop.
Vila das Artes – 19 anos
A Vila das Artes oferece uma programação especial em celebração aos seus 19 anos, que inclui o seminário temático “Educação e Cultura: Caminhos para a formação básica e profissional na Vila das Artes”, além de diversas oficinas. Na Escola Pública de Dança, estão previstas as oficinas “Introdução à Técnica de Balé Clássico para pessoas adultas”, com Day Soufer; “Iniciação à Dança Acrobática para adultos”, com Dyego Stefann; e “Dança-Percussão da Música Tradicional de Ghana (África)”, com Catherine Furtado. Na Escola Pública de Teatro, o público poderá participar das oficinas “Contação de Histórias”, com Ana Patricia Moura, e “Iniciação Teatral para adultos”, com Thiberio Azevedo. Todas elas com inscrições por ordem de chegada no dia da oficina.
O equipamento disponibiliza ainda a oficina “Investigações em torno do desenho”, com Ingra Rabelo, na Escola Pública de Artes Visuais, e mais uma edição do Conversa de Academia, que traz como convidada Mother Lis Benvenutty, com transmissão ao vivo pelo canal da Vila das Artes no YouTube. Seguem abertas as inscrições para a II Chamada de Credenciamento de Propostas Formativas da Escola de Artes Visuais, que também oferta as oficinas “A poesia depois do verso”, com Djavam Damasceno e “Desenho e expressão: aquilo que não se fala”, com o grupo PEAUG. A Escola Pública de Audiovisual recebe inscrições para a oficina “Introdução à Animação Artesanal: Arte em Movimento”, com Diego Akel. Todas as atividades acontecem na Vila das Artes, com inscrições disponíveis no site da instituição.
Programação Infantil
As bibliotecas públicas organizam várias atividades alusivas ao Dia da Criança. A Herbênia Gurgel promove contação de história e musicalização com Chicão e passeio ao Museu da Fotografia. A Cristina Poeta realiza atividade de pintura livre, incentivando a criatividade e exploração de cores e formas. Os dois equipamentos promovem ainda festa comemorativa com teatro de bonecos, pula-pula e lanche, além da emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
A programação também se estende à Casa do Barão de Camocim, que no dia 18 de outubro recebe a atividade educativa “Ser Criança no Sobrado”, um espaço lúdico de experimentações artísticas onde as crianças podem explorar diferentes linguagens e criar de forma livre e divertida. Outra atração no espaço é a ação artística “O Agir da Criança”, idealizada pela artista Alexia Ferreira e desenvolvida em parceria com Blecaute e Isabelle Davis. A proposta une arte-educação e brincadeiras em um resgate criativo das fases da infância e criação de poéticas racializadas, com tranças por Isabelle Davis, pintura ao vivo com o artista Blecaute e campeonato de videogame e carimba. Já o Teatro São José recebe o espetáculo “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.
Agilizo Cultural
As inscrições para as oficinas do Agilizo Cultural, programa de formação da Prefeitura de Fortaleza realizado por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), seguem abertas com diversas oportunidades para os trabalhadores da cultura. Até o dia 13 de outubro, os interessados poderão se inscrever nas oficinas de Elaboração de Projetos na Regional 9 e de Prestação de Contas na Regional 10. Até o dia 14 de outubro, podem ser feitas inscrições para a Oficina de Mapa Cultural na Regional 11. Também na Regional 11, seguem abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para a Oficina de Criação de Portfólio.
Exposições
A programação expositiva reúne três mostras em cartaz. No CCBel a exposição “Odoyá! Salve a Mãe de todas as cabeças!”, com curadoria de Jean dos Anjos, entra nos seus últimos dias em cartaz, com encerramento na sexta-feira (17). Na Biblioteca Pública Herbênia Gurgel, o público pode visitar “Outubre-se”, que reúne histórias de superação e promove a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, em cartaz até 30 de outubro. Já na Casa do Barão de Camocim, está em exibição a mostra “Um fio puxa outro – Vem Fortalezar!”, mostra de Alexandre Heberte e Silvânia de Deus com curadoria de Dodora Guimarães, que faz uma homenagem a Fortaleza, aberta ao público até 11 de dezembro.