
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira, 14, que o apagão que atingiu ao menos oito estados e o Distrito Federal não foi causado por escassez de energia, mas sim por um problema na infraestrutura de transmissão.
Siga o Poder News no Instagram
“Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia”, disse Silveira em entrevista ao programa Bom dia, Ministro, do CanalGov.
Ele destacou que o Brasil hoje tem ampla oferta de energia, diferente de apagões anteriores. “Quando se fala em apagão, lembramos dos tristes episódios de 2001 e 2021, que ocorreram por falta de energia e planejamento. Hoje, temos muita energia disponível”, reforçou.
Segundo o ministro, os danos à rede foram pontuais. Uma reunião do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estava marcada para as 11h desta terça-feira para investigar a ocorrência. Ele não especificou o número exato de estados afetados, mas afirmou que o fornecimento foi restabelecido em cerca de uma hora e meia.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, na região Sul, a interrupção durou cerca de duas horas. A origem do problema foi um incêndio ocorrido à 0h32 em um reator da subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a instalação e causou quedas de energia em várias regiões do país.
Foram registrados apagões em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Santa Catarina e no Distrito Federal.
