
Apenas 16% das pessoas no mundo se dizem mais animadas do que preocupadas com os avanços da inteligência artificial (IA) no dia a dia, revela um novo estudo global do Pew Research Center, divulgado nesta quarta-feira, 15.
Siga o Poder News no Instagram.
A pesquisa, feita em 25 países, incluindo o Brasil, mostra que 34% veem os avanços com mais preocupação, enquanto 42% relatam sentimentos mistos, com níveis iguais de apreensão e otimismo.
O levantamento ouviu quase 30 mil pessoas fora dos Estados Unidos, além de outras 9 mil em território americano. O Brasil aparece entre os países mais preocupados: 47% dos brasileiros afirmam temer mais do que se animar com a IA — quarto maior índice global, atrás de Estados Unidos (50%), Itália (50%) e Austrália (49%). Outros 37% no Brasil dizem sentir preocupação e animação em igual medida, e apenas 10% estão mais otimistas.
Já Índia (19%) e Coreia do Sul (16%) aparecem como os países com menor grau de angústia em relação à tecnologia. Em nenhum dos 25 países pesquisados, porém, o entusiasmo com a IA supera 30% da população.