
Os primeiros relatos de falhas começaram por volta das 3h30 (horário de Brasília) / Foto: Folhapress
Os serviços de nuvem da Amazon sofreram uma interrupção na madrugada desta segunda-feira, 20, causando instabilidade em diversos aplicativos e plataformas em todo o mundo, incluindo Fortnite, Snapchat, Prime Video e Alexa.
Siga o Poder News no Instagram.
A Amazon Web Services (AWS) informou que o problema ocorreu em múltiplos serviços em Virgínia do Norte, nos EUA, um de seus principais data centers globais. Cerca de 500 empresas hospedadas na nuvem da companhia foram afetadas, incluindo organizações no Brasil. Entre os serviços nacionais impactados, Mercado Livre e Mercado Pago confirmaram instabilidades em seus aplicativos, mas afirmaram que os sistemas já foram restabelecidos.
Os primeiros relatos de falhas começaram por volta das 3h30 (horário de Brasília). Às 7h35, a AWS comunicou que a maioria dos serviços já funcionava normalmente, pedindo aos usuários que limpassem o cache e reiniciassem os aplicativos impactados, embora alertasse que falhas pontuais ainda poderiam ocorrer. Às 9h48, outro sistema que havia caído foi corrigido, mas algumas operações ainda apresentavam lentidão, enquanto a empresa trabalhava para reduzir a fila de solicitações.
A interrupção é a primeira grande falha da AWS desde o incidente da CrowdStrike no ano passado, que paralisou sistemas em hospitais, bancos e aeroportos. Entre os serviços afetados estavam plataformas de jogos como Fortnite, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans, redes sociais como Snapchat, corretoras de criptomoedas como Coinbase, mecanismos de busca de inteligência artificial como Perplexity, serviços de dados do London Stock Exchange Group, o site de venda de ingressos do Tottenham e aplicativos de transporte como Lyft.