
O tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira terá início em 1º de novembro, oferecendo aos consumidores endividados a oportunidade de renegociar suas dívidas com condições especiais, como parcelamento, descontos no valor total ou redução de juros para refinanciamento, conforme a política de cada instituição participante.
Siga o Poder News no Instagram.
Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de empréstimos junto a bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso, não tenham bens dados em garantia ou não estejam prescritas.
Mais de 160 instituições participam da ação, com o apoio de parceiros como o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons, ampliando o alcance das negociações e promovendo ações de educação financeira, também foco do mutirão.
As negociações podem ser realizadas diretamente com as instituições em seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para encontrar soluções para conflitos de consumo. Para usar a plataforma, é necessário que o consumidor possua conta Prata ou Ouro.
Consumidores também podem buscar apoio presencial nos Procons participantes, que ajudam a negociar diretamente nos canais digitais dos bancos. Para pessoas superendividadas, o processo exige análise mais detalhada das dívidas e o apoio do Procon para elaborar um plano de pagamento adequado.