
A Ferrovia Transnordestina Logística (TLSA) adiou o início das operações do trecho entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE), inicialmente previsto para esta sexta-feira (24). A paralisação ocorreu devido à ausência da Licença de Operação (LO) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Siga o Poder News no Instagram.
A empresa informou que a linha já passou por todos os testes e recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas o Ibama ainda não concluiu a emissão da licença. Segundo o órgão, há pendências técnicas, como a falta de aprovação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a ausência de parecer do Incra sobre comunidades quilombolas afetadas e a análise de informações complementares do Plano Ambiental de Operação (PAO).
Com 1.206 km de extensão, a ferrovia deve ligar Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), transportando grãos, fertilizantes, combustíveis e minérios. Iniciada em 2006, a obra tem apenas 56,3% de conclusão, enquanto 43,7% ainda estão em execução ou sem contrato firmado.


