
O prefeito Evandro Leitão realizou no Centro de Eventos do Ceará a abertura da Conferência da Cidade do Plano Diretor Participativo e Sustentável de Fortaleza (PDPS).
Siga o Poder News no Instagram.
O encontro marca a fase conclusiva do processo de revisão do Plano Diretor, principal instrumento de planejamento urbano do município, e se consolida como um espaço democrático essencial para o debate e a construção coletiva da Fortaleza dos próximos anos.
Durante os três dias de evento foi apresentada, debatida e votada a minuta de lei do novo Plano Diretor, resultado de um trabalho técnico rigoroso e de um amplo processo de participação social.
“A Conferência da Cidade simboliza um marco importante nesse processo de revisão do nosso Plano Diretor. Fortaleza mudou muito nos últimos anos, e é fundamental que o planejamento urbano acompanhe essa nova realidade. Buscamos construir esse plano de forma compartilhada, ouvindo a população e contemplando as contribuições feitas nos três anos do processo. Desde o início da gestão, realizamos 39 fóruns e oito audiências públicas. O resultado é um documento que reflete o equilíbrio que queremos, uma Fortaleza sustentável, que preserve suas áreas verdes e seu patrimônio, mas que também promova desenvolvimento econômico e oportunidades de trabalho para a nossa gente,” afirmou o prefeito Evandro.
A Conferência reúne 596 pessoas delegadas, sendo 312 representantes da sociedade civil, 260 do poder público municipal e 24 delegadas natas do Núcleo Gestor. Além delas, 60 observadores participam das discussões. As pessoas delegadas têm direito a voz e voto e representam diferentes setores e territórios da cidade, participando de grupos temáticos, plenárias e debates que poderão resultar em ajustes na minuta do Plano. Os observadores, por sua vez, têm direito à fala nos grupos uma única vez e não participam das votações.


