
Com 97% das urnas apuradas, o partido governista A Liberdade Avança conquistou 40,8% dos votos e 64 das 127 cadeiras em disputa na Câmara dos Deputados / Foto: Agência Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira, 27, que o líder argentino Javier Milei contou com “muita ajuda” de Washington para alcançar a vitória surpreendente nas eleições legislativas realizadas no domingo, 26. O resultado fortaleceu o presidente ultraliberal e seus aliados, mesmo após uma série de crises políticas e econômicas.
Siga o Poder News no Instagram.
Durante uma viagem à Malásia, Trump comemorou o desfecho das eleições, classificando-o como uma “grande vitória” e um acontecimento “muito positivo” para a América do Sul. “Ele [Milei] teve muita ajuda nossa. Eu dei a ele um endosso, um endosso muito forte”, afirmou o republicano, destacando também o papel do secretário do Tesouro, Scott Bessent, na coordenação do apoio financeiro a Buenos Aires.
“Estamos mantendo o compromisso com vários países da América do Sul. Nosso foco na região é muito forte”, acrescentou Trump. Segundo ele, Washington ofereceu à Argentina um pacote de resgate financeiro de até US$ 40 bilhões, além de um acordo de swap cambial de US$ 20 bilhões já firmado, com o objetivo de estabilizar o país e impulsionar Milei antes da votação.


