
Tecnologia que mapeia áreas de vulnerabilidade climática em todo o território nacional e indica alternativas sustentáveis para minimizar e mitigar impactos será lançada durante a COP30.
Siga o Poder News no Instagram.
A funcionalidade estará disponível na Plataforma Natureza ON, desenvolvida pelo MapBiomas e Fundação Grupo Boticário, com tecnologia do Google Cloud, de forma pública e gratuita, em escala nacional.
A iniciativa pretende apoiar gestores públicos e sociedade civil na identificação de soluções baseadas na natureza para áreas vulneráveis a eventos climáticos extremos, como inundações, deslizamentos de terra e secas.
A ferramenta será apresentada no painel “Dados, inteligência artificial e novas tecnologias aliados à ação climática”, na manhã do dia 11 de novembro, em Belém (PA).
“Organizamos dados climáticos, geológicos e de terreno que permitem a geração de cenários de vulnerabilidade e riscos climáticos em um serviço público que apoiará diagnóstico, priorização e monitoramento, oferecendo dados consistentes e transparentes para que gestores, pesquisadores e sociedade tomem decisões melhor informadas”, afirmou, Marcos Rosa, coordenador técnico do MapBiomas, em nota.


