
Aliados do presidente Donald Trump rejeitaram a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o Brasil atue como mediador no conflito entre os Estados Unidos e a Venezuela. A sugestão foi feita por Lula durante o encontro com Trump na Malásia, no domingo, 26.
Siga o Poder News no Instagram.
Segundo interlocutores do Departamento de Estado, a proposta foi mal recebida porque a política norte-americana atual descarta negociações diplomáticas com o regime de Nicolás Maduro. Trump havia interrompido, no mês passado, os contatos que Washington mantinha com Caracas, o que ampliou a tensão na América Latina.
O grupo próximo ao secretário de Estado Marco Rubio, defensor de uma linha dura contra Maduro, considera que o Brasil não deve se envolver em um tema liderado pelos EUA e não é o interlocutor ideal com o governo venezuelano. Esses aliados afirmam que o governo brasileiro adota postura mais simpática ao ditador, enquanto os EUA trabalham para promover uma mudança de regime, inclusive com ações coordenadas pela CIA.


