
O Ceará se prepara para ser um dos destaques da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá em Belém (PA), em novembro de 2025.
Siga o Poder News no Instagram.
O Estado apresentará na “Blue Zone” — área de negociações internacionais — seus projetos de Hidrogênio Verde (H2V), o potencial em energias renováveis e a importância da Caatinga para a descarbonização.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) representará o governo cearense no evento. Segundo a secretária executiva da Indústria, Brígida Miola, a transição energética no estado já é uma realidade: “Mais de 90% da nossa matriz energética vem de fontes renováveis.”
O Ceará é exportador de energia solar e eólica e desenvolve um Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, que já conta com sete pré-contratos assinados. O Porto do Pecém, em parceria com o Porto de Roterdã, é apontado como peça-chave para o escoamento do H2V rumo à Europa.
O avanço nesse setor também estimula a criação de um hub de data centers, que une demanda tecnológica e energia limpa — consolidando o Ceará como referência em sustentabilidade e inovação.

                        
