
O deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) foi indicado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, para relatar o projeto da reforma política.
Siga o Poder News no Instagram.
A principal proposta é a adoção do sistema de voto distrital misto, que busca aproximar os eleitores de seus representantes, nos moldes das eleições para prefeito.
Atualmente, os eleitores precisam escolher entre centenas ou até milhares de candidatos. Com o novo modelo, os estados serão divididos em distritos, e cada partido poderá lançar apenas um candidato por distrito.
Metade das vagas será preenchida pelo sistema majoritário, elegendo o mais votado em cada distrito, e a outra metade por meio de listas fechadas proporcionais definidas pelos partidos.
Domingos Neto destaca que o sistema reduz o número de candidatos e fortalece a relação entre eleitor e eleito. “Isso facilita a cobrança, o acompanhamento do mandato e qualifica o debate político”, afirmou.
O relator também vê espaço para inovações, como a realização de debates entre candidatos a deputado federal, o que contribuiria para a transparência e o fortalecimento da democracia.
A proposta deve entrar na pauta do plenário em breve. O próximo passo é a aprovação do requerimento de urgência, que permitirá uma tramitação mais rápida do projeto.


