
Em sua segunda edição, a ExpoCariri se tornou a maior feira agropecuária da região Sul do Ceará. Realizada no Campo Experimental da Embrapa Algodão, no município de Barbalha, de 30 de outubro a 1º de novembro, o evento recebeu mais de 50 mil visitantes, superando as expectativas de público e de volume de negócios fechados e prospectados.
Siga o Poder News no Instagram.
Dados preliminares da organização apontam que, durante os três dias, foram movimentados mais de R$ 30 milhões em negócios, na comercialização de caminhões, tratores, implementos agrícolas e animais, além de novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Após o evento, Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), promotora da feira, afirmou que a próxima edição será ainda maior.
A ExpoCariri 2025 reuniu cerca de 170 expositores de todas as regiões do Brasil. “Superamos todos os números que tínhamos imaginado, desde a variedade de produtos e serviços expostos até o público e a geração de negócios. Apenas 11 meses após a primeira edição, a ExpoCariri se consolida como o principal evento da região”, disse Nertan Nicodemos, coordenador-geral da ExpoCariri.
Visita do governador
Na sexta-feira, o evento recebeu a visita do governador do Ceará, Elmano de Freitas, que participou do Encontro de Mulheres do Agro. Na ocasião, atendendo a uma demanda de Amílcar Silveira, Elmano anunciou que irá iniciar os estudos para a implantação de 10 mil hectares irrigados na região do Cariri, com águas da transposição do Rio São Francisco.
A proposta apresentada pela Faec prevê a criação de dois polos irrigados: 5 mil hectares entre Barbalha e Missão Velha e outros 5 mil em Mauriti. Segundo Amílcar Silveira, a iniciativa tem potencial para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2,4%. “O Cariri é a região que tem o maior potencial de crescimento do Estado. Fizemos um estudo que aponta a viabilidade de um perímetro irrigado com as águas da transposição do São Francisco”, afirmou o presidente da Faec.
A programação contou com palestras técnicas para produtores, leilão de gado Nelore, exposição de plantas e máquinas, shopping de animais e a Copa de Marcha de Mangalarga Marchador. No Campo Experimental, foram apresentadas variedades de trigo, soja, algodão, milho, mandioca, girassol, sorgo, gergelim, palma forrageira e amendoim, entre outras culturas. Outra atração foi o espaço Conexão Sistema S, que reuniu Sebrae Ceará, Fiec, Sesi/Senai, Sest/Senat, SESCOOP/OCB e Prefeitura de Barbalha.
Promovida pela Faec, em parceria com o Sebrae Ceará, Fiec, Banco do Nordeste, Governo do Ceará e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a ExpoCariri reflete o crescimento e a diversificação da produção agrícola no sul do Estado, uma nova fronteira agrícola do Nordeste.

