
O Governo do Ceará anunciou a abertura de 285 novos leitos obstétricos e neonatais em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo Federal. O número supera os 203 leitos que existiam no Hospital Geral Dr. César Cals antes do incêndio que atingiu a subestação elétrica da unidade. Do total, 185 leitos serão instalados no Hospital Universitário do Ceará, destinado ao atendimento de gestantes de alto risco e seus bebês.
Siga o Poder News no Instagram
Outros 60 leitos serão abertos no Hospital da Mulher, que passará a ter emergência obstétrica com portas abertas a partir de segunda-feira (17). Já o Gonzaguinha de Messejana receberá 40 novos leitos, reforçando a rede de atendimento. As medidas contarão com aporte de R$ 28 milhões do Governo Federal e foram definidas após reunião entre Estado, Município e Ministério da Saúde.
Durante visita ao HUC, o governador Elmano de Freitas afirmou que todas as mães e bebês estão seguros e bem acolhidos, e reforçou que o Estado responderá de forma imediata para garantir atendimento de qualidade. O Ministério da Saúde também confirmou apoio para a modernização e reabertura do Hospital César Cals, considerado patrimônio da saúde cearense.

