
Em 2026, ano em que completa 300 anos, Fortaleza se prepara para se consolidar como um dos principais polos globais de turismo esportivo. A cidade inicia a programação já em janeiro, com o evento-teste do mundial de vela olímpica de praia, reunindo atletas de mais de 70 países em modalidades como Fórmula Kite, Windsurf Foil, Laser e WingSurf Foil. De abril a maio, a Beira-Mar sediará o WBSBRAZIL, com 50 modalidades, 10 mil atletas e público estimado de 50 mil pessoas.
Siga o Poder News no Instagram
Os eventos transformarão a orla em um parque esportivo a céu aberto e devem impulsionar setores como turismo, hotelaria, gastronomia e lazer. A proposta do programa Fortaleza Pulsa Esportes é reforçar o título de “Cidade Mundial dos Esportes na Praia”, conectando esporte, cultura, sustentabilidade e qualidade de vida. A programação de 2026 inclui desafios capazes de render até quatro recordes mundiais, como maratonas esportivas contínuas e provas de endurance.
A iniciativa também destaca inclusão e diversidade, com projetos voltados a crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência em comunidades litorâneas. Durante o WBSBRAZIL, a feira Temperos & Sabores do Mundo oferecerá degustações, cursos e gastronomias internacionais sob curadoria do chef Luciano Ferreira, integrando cultura e esporte em uma mesma experiência.

