
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) alcançou um marco importante na edição 2025 do Ranking Universitário Folha (RUF), entrando no grupo das dez melhores universidades estaduais do Brasil.
Siga o Poder News no Instagram
Com o resultado, a Uece torna-se a única instituição estadual das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a figurar entre as dez primeiras colocadas, estabelecendo-se em primeiro lugar no ranking das estaduais dessas três regiões.
A Uece manteve posições estratégicas no grupo das estaduais brasileiras e apresentou avanços relevantes em áreas-chave. O principal destaque foi o crescimento expressivo no indicador Inovação, marcando a instituição como um espaço de referência na região. Essa evolução se deve às políticas institucionais de apoio à inovação que aumentaram a capacidade da universidade de produzir conhecimento aplicável, gerar impacto tecnológico e estabelecer relações com o setor produtivo, sendo consideradas as patentes depositadas pela universidade e a parceria com empresas e organizações para desenvolvimento de pesquisas.
De acordo com o vice-reitor da Uece, no exercício da Reitoria, professor Dárcio Teixeira, parte desse resultado vem também do trabalho da Agência de Inovação (Agin), que desenvolve e incentiva estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual.
No indicador de relação com o Mercado, a Uece também avançou em comparação com o ano anterior, apontando para um reconhecimento do setor produtivo da qualidade dos profissionais formados pela universidade e uma boa inserção de nossos egressos no mercado de trabalho.
O vice-reitor destaca “a importância da formação qualificada dos nossos professores pesquisadores formando nossos egressos para o desenvolvimento regional, levando a Uece a alcançar resultados positivos”.
O RUF incluiu no ranking 204 instituições, entre as quais 40 são estaduais, 24 delas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15 no Nordeste.


