
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), o reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), professor Randal Pompeu, e a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, assinaram nesta segunda-feira, 24, termo de doação de 82 aparelhos de eletrocardiograma da Fundação Edson Queiroz para postos de saúde na Capital.
Siga o Poder News no Instagram
Os novos equipamentos são resultado da gestão compartilhada entre a administração municipal e a iniciativa privada e vão contribuir com a meta de reduzir o tempo de espera por exames cardíacos.
“Esta doação da Unifor demonstra o espírito público da Fundação Edson Queiroz e fortalece a nossa rede de Saúde”, destacou o prefeito. “A maior beneficiada é a população”, completou.
Segundo Evandro, com a doação da Unifor, todos os 134 postos de saúde passarão a contar com o equipamento.
Atualmente, Fortaleza tem demanda reprimida de 252 mil pessoas para exame de eletrocardiograma. “Estamos trabalhando para zerar esse número no período de um ano”, projeta o prefeito.
Riane Azevedo explicou que os exames sendo realizados com mais agilidade também impactam positivamente na fila de cirurgias cardíacas.
“Há pacientes que aguardam o resultado do eletrocardiograma para uma intervenção cirúrgica e com essa capacidade de exames mais rápidos, também vamos beneficiar esse público”, disse a titular da SMS.
Para o reitor Randal Pompeu, a parceria com a saúde pública do município também ajuda na formação acadêmica dos estudantes da Unifor – a instituição de ensino tem quase 2 mil estudantes da área da saúde cursando disciplinas práticas em unidades de saúde municipais.
“Dessa forma, esses equipamentos vão ajudar não só a população a diminuir as filas por exames, mas também serão uma área de prática para os nossos alunos que terão vivência e também ajudarão a população”, explicou Pompeu.

