
Fundada em 2000, a Obra Lumen chega a 25 anos, gerando alcance preventivo e de transformação na vida de milhares de pessoas.
Siga o Poder News no Instagram
Com mais de 50 casas de acolhimento e centros sociais distribuídos em diversas dioceses do Brasil e na África, a instituição reforça sua atuação com o Selo Lumen.
O certificação reconhece empresas comprometidas com práticas ESG e que desejam integrar seus negócios a iniciativas de transformação social.
A Obra Lumen acolhe, todos os anos, mais de mil homens, mulheres e mães com filhos; oferecendo moradia, alimentação, cuidado integral, profissionalização e oportunidades de reinserção social.
Os centros sociais atendem milhares de crianças em situação de vulnerabilidade com atividades esportivas, culturais, educativas e de espiritualidade, especialmente em diversas comunidades de Fortaleza.
Entre os destaques está a Padaria Lumen, que funciona no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, e uma segunda unidade em Camaçari, na Bahia.
O espaço oferece muito mais do que produção de pães e confeitaria.
As pessoas em situação de vulnerabilidade encontraram acolhimento, aprendizado e a chance de iniciar um novo caminho profissional.
Outro projeto que vem ganhando força é o programa de capacitação promovido pela construtora Mota Machado.
A empresa tem o Selo de Responsabilidade Social Lumen e abriu as portas da iniciativa para treinar participantes assistidos pela obra.
Cerca de 33 pessoas, divididas em três turmas formadas por homens e mulheres da comunidade receberam qualificação profissional.
Eles aprenderam aplicação de revestimento cerâmico e técnicas de pinturas de obras.
Os aprendizes já colocaram suas habilidades em prática, na reforma de uma das sedes do Lumen e também em pequenas obras em suas residências.
Agora, muitos esperam a oportunidade para entrar no mercado de trabalho.
