
A Prefeitura de Fortaleza promoveu, nesta sexta-feira, 28, no Paço Municipal, a formação e a primeira reunião da comissão de articulação para a comemoração dos 300 anos da cidade – a ser celebrado em 13 de abril de 2026.
Siga o Poder News no Instagram
O objetivo é unir esforços para realizar um ano de festividades, entregas e políticas públicas voltadas à população, com ações que se estendem até abril de 2027.
Ainda na reunião, foi apresentada marca dos 300 anos para os parceiros.
A primeira-dama, Cristiane Leitão, destacou que as iniciativas dos 300 anos serão desenvolvidas de forma compartilhada e inclusiva, reforçando o compromisso da gestão com o legado social que pretende deixar para Fortaleza.
“Estamos lançando hoje a Comissão dos 300 anos com o poder público e toda a sociedade civil”, disse Cristiane. “É importante fazer uma gestão participativa para que, em 2026, os 300 anos de Fortaleza impactem pessoas e fiquem na história da nossa cidade”, observou.
Para a vice-prefeita, o maior objetivo é deixarmos um legado de inclusão para todas as pessoas em situação de vulnerabilidade, com o Plano Fortaleza Inclusiva. “Os 300 anos não serão apenas festa, mas um legado de inclusão para a nossa cidade.”
A vice-prefeita, Gabriella Aguiar (PSD), relembrou, ainda, os desafios enfrentados pela gestão e a importância de consolidar um legado estruturante.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Léo Couto (PSB), ressaltou a importância do diálogo na construção das ações.
Composição
Além da primeira-dama, da vice-prefeita e do presidente da CMFor, estiveram presentes na reunião:
Júnior Castro, secretário Municipal de Governo (Segov), Denise Carrá, secretária Municipal do Turismo (Setfor), Caio Feitosa, coordenador da Rede de Equipamentos Culturais do Ceará (Secult), e Artur Bruno, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan).
Também participaram Vicente Ferrer, secretário executivo de comércio, serviços e inovação da SDE e Cacá Pitombeira, representando a Assessoria Especial do Gabinete do Prefeito.
Ainda estiveram presentes representantes da sociedade civil e instituições parceiras: Kadma Moreira, vice-reitora de Extensão da Unifor, Kadma Marques, diretora do Centro de Humanidades da Uece, Aline Fonseca, supervisora do Serviço Social do Nutep, e Lúcia Helena Severo, diretora Administrativa-Financeira do Lar Torres de Melo.
Matias Silva também está no grupo, representando a CDL Fortaleza; Vicente Ferrer, assistente institucional do Sistema Fecomércio Ceará, e Rutilene Sousa, diretora do Instituto dos Cegos,
Por fim, comporão a comissão o padre Leonardo Bezerra, da Arquidiocese de Fortaleza, e os assessores de comunicação da 10ª Região Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e da Base Aérea de Fortaleza.
