
O Banco Central do Brasil (BC) começou a disponibilizar, nesta segunda-feira (1º), um novo recurso que permite ao cidadão impedir a abertura de contas bancárias em seu nome. Chamada BC Protege+, a ferramenta pode ser ativada gratuitamente pelo site do BC e tem como objetivo reforçar a prevenção a fraudes envolvendo uso indevido de dados pessoais.
Para utilizar o serviço, o interessado deve acessar o portal do Banco Central, entrar na área “Meu BC”, fazer login com as credenciais do gov.br e ativar a proteção. Com isso, fica bloqueada a abertura de contas-correntes e contas poupança em nome do usuário. A restrição não se aplica às contas salário, usadas exclusivamente para o recebimento de pagamento por empregadores.
O bloqueio pode ser desativado a qualquer momento pelo próprio usuário, caso ele deseje abrir uma nova conta futuramente.
De acordo com a diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Izabela Correa, a iniciativa também impede que alguém seja incluído de forma fraudulenta como titular em contas de terceiros.
“É um serviço para os cidadãos e também contribui para a promoção da integridade do sistema financeiro”, afirmou.

