
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou acreditar que o Brasil deverá receber boas notícias sobre a revogação de tarifas impostas pelos Estados Unidos. A declaração foi feita após uma conversa por telefone com Donald Trump, realizada na terça-feira, 2.
Lula disse que, assim como o País recebeu “uma notícia ruim” quando Trump anunciou as taxações, agora pode estar “perto de ouvir uma notícia positiva”. A fala ocorreu em entrevista durante agenda no Nordeste.
O telefonema foi feito enquanto Lula visitava a Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, Pernambuco. Ele comemorou a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros, como café, carnes e frutas, mas pediu que Trump acelerasse as negociações para reduzir as tarifas que ainda atingem 22% das exportações do Brasil.
Durante a entrevista, Lula afirmou que Trump “é outra pessoa” longe dos holofotes. Segundo ele, o ex-presidente americano costuma parecer mais agressivo na TV, mas se mostra mais tranquilo em conversas diretas. Lula disse ter comentado isso com o próprio Trump.
Mais tarde, em um evento na Casa Branca, Trump confirmou o contato com o presidente brasileiro. Ele disse ter tido uma “boa conversa” com Lula e afirmou que “gosta dele”, comentando brevemente sobre temas de comércio e sanções econômicas.
Essa foi a terceira conversa entre os dois líderes desde que os Estados Unidos impuseram sanções ao Brasil. Trump não deu mais detalhes sobre possíveis mudanças nas tarifas

