
O Ministério da Previdência Social realiza, neste fim de semana (6 e 7 de dezembro), um mutirão para antecipar perícias médicas no Piauí. Ao todo, serão disponibilizadas 701 vagas nas cidades de Teresina e Parnaíba. A ação integra um esforço nacional que prevê quase 19 mil atendimentos, dos quais mais de 13 mil já estão agendados.
Em Teresina, a Agência da Previdência Social (APS) Centro ofertará 365 vagas, enquanto a APS Parnaíba disponibilizará outras 336. Os atendimentos ocorrerão de forma presencial e também por teleatendimento, por meio da Perícia Conectada.
A iniciativa é uma ação conjunta da Perícia Médica Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o objetivo de acelerar a análise de benefícios e reduzir o tempo de espera dos segurados. De acordo com o Ministério, o atendimento remoto mantém os mesmos padrões de sigilo, privacidade e autonomia do perito garantidos no modelo presencial.
Os segurados interessados podem antecipar a perícia pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pelo Meu INSS, disponível no site e no aplicativo. Após o agendamento, é necessário comparecer à agência no dia e horário marcados.

