

As eleições de 2026 marcam uma mudança importante na comunicação política brasileira. Pela primeira vez, dados, inteligência artificial, segmentação avançada e análise do comportamento do eleitor passam a ser decisivos na competitividade dos pré-candidatos.
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A movimentação para o próximo pleito já começou, e especialistas apontam: quem não iniciar agora sua estrutura digital chegará atrasado a uma disputa que será mais técnica, rápida e baseada em precisão do que em qualquer outra eleição recente.
Nesse contexto, Paulo Pontes, estrategista político e CEO da Help360 e da Pontes Comunicação Política, se destaca como um dos principais nomes dessa nova fase.
Criador do método “Ponte de Hyper-foco”, o mercadólogo une inteligência de dados, leitura do comportamento do eleitor e IA aplicada à comunicação para transformar presença digital em reputação forte e influência verdadeira, muito antes do período oficial de campanha.
A metodologia de Paulo está por trás de alguns dos resultados mais expressivos dos últimos anos, como a vereadora mais votada de Fortaleza (proporcionalmente a maior votação do Brasil) e a deputada federal mais votada da capital cearense.
Esses casos se tornaram referência de como planejamento antecipado, narrativa clara e estratégia digital bem executada conseguem transformar engajamento em voto real.
Um dos diferenciais do trabalho do empresário é a equipe que o acompanha. São especialistas com experiência em campanhas presidenciais brasileiras, incluindo participação em equipes que estiveram nas disputas de Lula e Bolsonaro, além de atuações em campanhas de governadores, senadores, deputados federais e estaduais em vários estados do país.
O currículo da equipe inclui ainda consultorias internacionais ligadas às equipes de John Kerry, nos Estados Unidos, e Antonio Villaraigosa, ex-prefeito de Los Angeles.
Com a expansão nacional da Pontes Comunicação Política, Paulo Pontes tem conduzido mentorias exclusivas para pré-candidatos que querem chegar às próximas eleições mais preparados, competitivos e alinhados às exigências do novo cenário digital.
”2026 será vencida por quem dominar os dados, entender o comportamento do eleitor e construir narrativas com precisão. A corrida já começou e quem começa agora larga muito na frente.”, diz o mercadólogo.

