
A pré-candidatura do deputado federal José Guimarães (PT-CE) ao Senado Federal em 2026 ganhou um reforço político importante neste final de semana.
Siga o Poder News no Instagram
Neste sábado, 6, durante o IV Congresso Estadual da Juventude do PT do Ceará, foi aprovada moção de apoio à pré-candidatura do petista.
O ato político unificou três vertentes internas do partido: Campo de Esquerda, Campo Popular e Campo Democrático.
O documento expressa posição política conjunta da juventude petista cearense, que passa a fechar questão em torno do nome de Guimarães.
Integrante do Campo Democrático, o deputado agora conta com o respaldo formal de um setorial que representa a totalidade das correntes internas do PT no Estado.
Na moção, os jovens destacam o papel estratégico de Guimarães para o Ceará e sua capacidade de articulação no plano nacional, apontando que o momento político exige uma liderança com presença ativa no centro das decisões federais.
Para o setorial, Guimarães “não apenas vota, como mobiliza e lidera as bandeiras que mobilizam nossa geração”, como a defesa da educação pública, das políticas de cotas, do emprego e da renda, temas historicamente ligados ao PT .
Com a decisão, a pré-candidatura de Guimarães ganha ainda mais densidade política.
O deputado já conta com o apoio do presidente Lula e integra os planos do Diretório Nacional do PT para a disputa ao Senado em 2026.

