
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) investiu mais de R$ 15 milhões, em 2025, na modernização e automação dos sistemas de abastecimento de água em todo o estado. A iniciativa, conduzida pela Gerência de Manutenção Eletromecânica e Automação (Gemae), tem como objetivo ampliar a eficiência operacional, garantir mais segurança no fornecimento e reduzir, de forma sustentável, as perdas na distribuição.
Siga o Poder News no Instagram
Com a adoção de novas tecnologias, os sistemas da companhia passaram a ser monitorados em tempo real, 24 horas por dia. O acompanhamento contínuo permite maior agilidade na identificação de falhas, ajustes remotos no funcionamento dos equipamentos e ações preventivas para evitar impactos no abastecimento à população.
Segundo o gerente da Gemae, Saulo Teles, o investimento representa um avanço na gestão do serviço. “Este investimento consolida uma gestão baseada em dados, aprimorando a estabilidade do sistema e garantindo a redução sustentável e técnica das perdas de água”, afirmou. As melhorias incluem equipamentos de alta precisão para monitorar pressão, vazão e níveis de reservatórios, além de dispositivos que regulam o funcionamento das bombas conforme a real necessidade do sistema, prolongando a vida útil dos equipamentos e reduzindo o consumo de energia.
O programa de automação já foi implantado em sistemas de abastecimento nos municípios de Aracoiaba, Redenção, Aquiraz, Cascavel, Aracati, Crateús, Quixadá, Orós, Irauçuba e Tauá. Com as ações realizadas ao longo do ano, a Cagece amplia a capacidade de oferecer um abastecimento mais regular, eficiente e moderno à população cearense.

