
A sessão que aprovou o PL da Dosimetria teve momentos de tumulto: o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) invadiu a Mesa Diretora em protesto, foi retirado à força, houve retirada da imprensa do plenário e a TV da Câmara cortou a transmissão.
Siga o Poder News no Instagram
A votação ocorreu por volta das 2h26 desta quarta-feira, 10, após a proposta ser pautada no dia anterior pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Durante os debates, opositores denunciaram que a decisão representava retrocesso para a democracia.
Na hora da votação, o deputado Glauber Braga entrou na cadeira da presidência como forma de obstrução. Ele foi preso por agentes legislativos. Em resposta, a direção da Casa ordenou a suspensão da transmissão da TV Câmara e a retirada da imprensa do plenário, algo raro na história recente do Legislativo.
Parlamentares contrários ao PL denunciaram o episódio como censura e atentado à transparência. Deputados favoráveis justificaram como reação necessária para garantir a votação e afirmaram que a confusão buscava adiar o processo.
O clima exaltado e os confrontos aumentam a tensão na Casa e elevam o risco de contestações jurídicas e sociais, mesmo se o PL for aprovado no Senado.

