
O 16º Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas, que chega à sua 16ª edição após duas décadas de atuação, reafirma o papel da região como um dos principais polos de formação, difusão e fruição das artes cênicas no Ceará.
Siga o Poder News no Instagram
Iniciado na segunda-feira, 8, e com programação até sábado, 13, o evento promove atividades formativas voltadas ao pensamento criativo, à produção artística e à qualificação profissional no sertão.
Depois do festival, o projeto segue com novas oficinas em Aiuaba e Quiterianópolis, além de formações voltadas a grupos em processo de criação, com datas a serem divulgadas.
Programação
Reunida em duas oficinas e dois encontros. Desde terça-feira, 9, a Casa Criativa recebe a oficina “Arte Urbana – Grafite”, conduzida pelo arte-educador Eden Loro, com atividades até sexta-feira, 12, das 9h às 17h.
Já o CEU das Artes recebe, na quarta e quinta-feira, 10 e 11, das 9h às 11h, a oficina “Corpo Coletivo”, ministrada por Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, da Companhia Gravitá (SP).
Ambas têm inscrições gratuitas disponíveis no Instagram do festival (@festivaldosinhamunsce).
Na sexta-feira, 12, e no sábado, 13, o festival realiza dois encontros que discutem o papel do artista na educação em tempo integral e o fortalecimento da cena teatral no interior do Ceará.
O primeiro, na sexta, às 14h, na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade, reúne arte-educadores de nove regiões e autoridades como Luisa Cela e Helder Nogueira. O segundo, no sábado, às 9h, na Casa Criativa, promove troca de experiências sobre os desafios da produção teatral, com participação de representantes da Secult, Seduc, Minc, Sesc e Coart.
A programação segue até sábado com espetáculos, cortejos e apresentações de circo, teatro e tradições populares.
A programação completa está disponível no site www.festivaldosinhamuns.com e no Instagram oficial @festivaldosinhamunsce.

