
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a abertura de mais de 500 mercados internacionais para produtos agropecuários entre 2023 e 2025, com potencial de exportação de US$ 37,5 bilhões por ano. A iniciativa já gerou US$ 3,4 bilhões em exportações e envolve ações do Ministério da Agricultura, ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores e setor privado.
Siga o Poder News no Instagram
Os mercados estão distribuídos em mais de 80 países e abrangem produtos como carnes, algodão, frutas e pescados. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a expansão é resultado da sanidade e qualidade dos produtos brasileiros, incluindo a certificação de país livre de febre aftosa.
Lula afirmou que pretende ampliar ainda mais a presença do Brasil no comércio internacional, participando de eventos como a Feira de Hannover, na Alemanha, e buscando parcerias na Coreia do Sul e Índia. A ApexBrasil estima que a estratégia beneficiou mais de 20 mil empresas, com foco especial em micro, pequenas e médias empresas do Norte e Nordeste.
