
Em visita a Fortaleza, o embaixador do México no Brasil, Carlos García de Alba, afirmou que o país busca ampliar negócios com o Ceará, mesmo com a adoção de novas tarifas de importação pelo México, e destacou o potencial do estado como parceiro no Nordeste.
Siga o Poder News no Instagram
O diplomata mexicano escolheu o Ceará como destino prioritário para reforçar relações bilaterais e descentralizar parcerias que hoje são concentradas entre São Paulo e a Cidade do México.
Segundo o embaixador, a pauta comercial entre Ceará e México ainda é modesta, totalizando cerca de US$ 61 milhões em negócios no ano passado, dos quais US$ 58 milhões foram exportações cearenses para o México.
Os setores apontados como estratégicos para expansão incluem energia, agricultura irrigada, turismo e logística aeroportuária. Ele citou que grupos mexicanos interessados em operar aeroportos no Nordeste e em ampliar serviços como duty free no país veem oportunidades no Ceará e na região.
Apesar das intenções de cooperação, o México aprovou recentemente aumento de tarifas de importação de até 50% em diversos produtos estrangeiros, medida que pode afetar o comércio bilateral de setores industriais importantes caso arquivos tarifários sejam sancionados.
Autoridades mexicanas também discutem formas de facilitar o turismo entre os países, incluindo a ideia de visto eletrônico para brasileiros a partir de fevereiro de 2026 e estratégias para superar a ausência de voos diretos entre a México e capitais do Nordeste.
