
O Ceará voltou a liderar o crescimento do turismo no Nordeste e registrou uma das maiores altas do país.
Siga o Poder News no Instagram
Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo IBGE, mostram que as atividades turísticas no estado cresceram 5,7% em outubro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado garantiu ao Ceará a sexta maior alta do Brasil e a liderança no Nordeste pelo quinto mês consecutivo.
O desempenho ficou acima das médias nacional e regional. Enquanto o turismo brasileiro avançou 1,6% e o Nordeste 2,9%, o Ceará manteve ritmo superior.
Na comparação mensal, de setembro para outubro, o setor cresceu 3,2%, indicando continuidade da expansão.
No acumulado dos últimos 12 meses, o turismo cearense registrou alta de 9,1%, superando novamente o Brasil (6,0%) e o Nordeste (5,8%). O resultado consolida o estado entre os principais polos turísticos do país ao longo de 2025.
Análise
Segundo o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, os números refletem uma estratégia baseada em planejamento e investimentos contínuos, com destaque para a ampliação da malha aérea, ações de promoção do destino e parcerias com operadoras nacionais e internacionais.
Para o economista Helder Cavalcante, o desempenho acima da média indica ganhos de competitividade e impacto positivo em setores como transporte, comércio e serviços, além de reforçar o turismo como vetor estratégico para o crescimento e a diversificação da economia cearense.
