
O município de Eusébio (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza, ocupou o 1º lugar no Brasil em empregos na economia criativa segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP).
Siga o Poder News no Instagram
O estudo analisou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, responsáveis por cerca de 60% da população do país, considerando os trabalhadores formais empregados em atividades da economia criativa — que incluem design, moda, publicidade, artes, tecnologia, games e audiovisual.
Em Eusébio, 13,42% dos trabalhadores formais atuam no setor criativo, índice superior ao de Fortaleza (5,96%), que ficou na 10ª posição no ranking nacional.
Analistas destacam que o destaque de Eusébio está ligado a políticas públicas voltadas para inovação e economia criativa, combinadas com infraestrutura e capital humano que favorecem negócios nessa área.
Apesar do resultado positivo, especialistas afirmam que, de forma geral, o Ceará ainda enfrenta desafios para consolidar outros municípios como polos de economia criativa, e que ampliar o impacto desse setor exige integração com outras cadeias produtivas e investimentos em educação e inovação.
