
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta semana, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que prevê R$ 48,2 bilhões em receitas e despesas para o Estado, com investimentos concentrados em saúde, educação e segurança pública.
Siga o Poder News no Instagram
A proposta foi aprovada com 535 emendas, sendo uma do Poder Executivo e as demais apresentadas por parlamentares estaduais. O texto estabelece as diretrizes de gastos do Governo do Ceará para o exercício financeiro de 2026.
O líder do governo na Casa, deputado Guilherme Sampaio, destacou a distribuição dos recursos entre áreas estratégicas. Já o relator da matéria, deputado Tin Gomes, reforçou a prioridade para políticas públicas essenciais.
O deputado Daniel Oliveira, primeiro vice-presidente da Alece, foi o parlamentar que apresentou o maior número de emendas, afirmando que as propostas foram formuladas a partir de demandas da sociedade.
A LOA foi elaborada com base em projeções de crescimento do PIB nacional de 1,83%, PIB estadual de 2,88% e inflação estimada em 4,5%, segundo o IPCA.
Com a aprovação do orçamento, o Legislativo estadual entra em recesso a partir de 23 de dezembro, com retorno das atividades parlamentares previsto para 2 de fevereiro de 2026.

