
O Brasil conta atualmente com 327.248 condomínios ativos, que abrigam cerca de 39 milhões de moradores. Os dados são do Censo Condominial 2025/2026, levantamento realizado pela plataforma uCondo com base em cruzamentos de dados do IBGE e da Receita Federal.
Siga o Poder News no Instagram
O estudo revela um cenário de pressão financeira para as famílias brasileiras: a taxa condominial média teve uma alta acumulada de 24,9% nos últimos três anos, atingindo o valor de R$ 516 no primeiro semestre de 2025. Paralelamente ao aumento dos custos, a inadimplência superior a 30 dias chegou a 11,95%, o maior índice registrado no período analisado.
Mercado de Trabalho e Gestão O setor condominial é um importante motor da economia, empregando aproximadamente 500 mil pessoas. No campo da gestão, a remuneração média dos síndicos, incluindo profissionais e moradores com vínculo formal ou informal fixou-se em R$ 1.520.
Demandas e Convivência O levantamento também monitorou a rotina das edificações: condomínios que utilizam a plataforma uCondo registraram mais de 308 mil chamados em 2025. O volume de solicitações concentra-se em três pilares principais:
- Trâmites administrativos;
- Reclamações de convivência;
- Manutenção de áreas comuns.

