
Uma parceria entre a ETUFOR, METROFOR e a Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará (SEM) ampliou, nesta semana, a plataforma Super NINA para que mulheres possam registrar denúncias de importunação sexual nas linhas de VLT e metrô que circulam em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba.
Siga o Poder News no Instagram
Antes focada apenas no sistema de ônibus de Fortaleza, a plataforma Super NINA agora recebe relatos de importunação sexual também nas linhas de metrô e VLT, permitindo que passageiras e passageiros façam denúncias por meio do WhatsApp (número: (85) 93300-7001).
O canal funciona com mensagens guiadas que ajudam a vítima ou testemunha a informar data, horário, local e circunstâncias do caso, fortalecendo o acompanhamento e podendo subsidiar ações preventivas e políticas públicas de enfrentamento ao crime.
A expansão foi viabilizada por meio de um termo de cooperação entre o METROFOR, ETUFOR, a Secretaria das Mulheres do Ceará, secretarias municipais das cidades atendidas e outras instituições parceiras, com foco em ampliar a segurança da população nos transportes coletivos.
A partir de agora, além de usar a Super NINA, autoridades reforçam que, em casos de importunação em andamento, a recomendação é acionar imediatamente as equipes de segurança das estações ou trens e procurar a Polícia Militar, essencial para conter o suspeito e formalizar ocorrência.
Especialistas e defensores dos direitos das mulheres lembram que a notificação via plataforma não substitui o Boletim de Ocorrência (B.O.), que ajuda na investigação e responsabilização do agressor. A vítima também pode buscar apoio psicossocial em unidades como a Casa da Mulher Brasileira.

