
Com o início do recesso parlamentar e o calendário eleitoral de 2026 se aproximando, o Congresso Nacional deixou para o próximo ano decisões relevantes, como a conclusão do PL Antifacção, a votação sobre o fim da escala 6×1 no trabalho e a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).
Siga o Poder News no Instagram
O Projeto de Lei Antifacção, que endurece penas para membros de organizações criminosas e prevê novas medidas de combate ao crime organizado, foi aprovado no Senado com alterações e retornou à Câmara dos Deputados, sem votação final até o fim dos trabalhos legislativos de 2025.
Outro tema que ficou sem decisão é a proposta de proibição da escala de trabalho 6×1, projeto que busca limitar jornadas mais longas, mas não avançou até o encerramento das sessões.
Além disso, CPIs aguardam definição de calendário e instalação, e outras pautas estratégicas, como a PEC da Segurança Pública, também devem voltar ao debate em 2026 com um cronograma apertado pelo período eleitoral.
A decisão de empurrar votações importantes para o próximo ano ocorre em meio a estratégias políticas ligadas ao calendário eleitoral, que tende a restringir a tramitação de matérias controversas nos meses que antecedem as eleições gerais.

