
Os Estados Unidos realizaram ataques aéreos nesta quinta-feira, 25, contra militantes do Estado Islâmico na Nigéria (ISIS) no noroeste do país africano, em uma ação que o presidente Donald Trump classificou como resposta aos crimes cometidos pelos jihadistas, especialmente contra cristãos.
Siga o Poder News no Instagram
A ação, segundo relatos oficiais, foi realizada em coordenação com o governo nigeriano, envolvendo troca de inteligência e apoio estratégico, e teria resultado na morte de vários militantes do grupo extremista.
Autoridades dos EUA disseram que a operação faz parte de esforços para conter a violência que afeta comunidades locais. O presidente norte-americano justificou os ataques como represália aos assassinatos de civis, principalmente cristãos, que, segundo ele, têm sido alvo de violência pelos grupos militantes.
Trump afirmou que, as forças americanas conduziram “ataques poderosos e mortais” contra alvos do Estado Islâmico no estado de Sokoto.
O Ministério das Relações Exteriores da Nigéria confirmou que a ação foi realizada “como parte de uma cooperação contínua em segurança”, e ressaltou que a luta contra o terrorismo envolve proteger todas as comunidades afetadas, não apenas um grupo religioso específico.

