
Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que o Ceará tem taxa de internação hospitalar de jovens de 15 a 29 anos por transtornos mentais e comportamentais (592,5 por 100 mil habitantes) acima da média nacional.
Siga o Poder News no Instagram
Os dados divulgados pela Fiocruz mostram que, mesmo com a diferença numérica relativamente pequena em relação à média nacional, o Ceará está entre os nove estados brasileiros com índices de internação mais altos para a faixa etária de 15 a 29 anos.
Entre as principais causas de internações no país estão esquizofrenia e transtornos delirantes (31,9%), transtornos mentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas como álcool e outras drogas (31%) e transtornos de humor, como depressão e transtorno bipolar (23%).
A taxa de internação é calculada com base no total de casos registrados por transtornos mentais e comportamentais em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Esses números reforçam a importância de políticas públicas focadas em prevenção, apoio psicossocial e ampliação de serviços de atenção à saúde mental para adolescentes e jovens adultos no Ceará, alinhados a estratégias nacionais e locais de cuidado integral.

