
O governador Elmano de Freitas (PT) passou os últimos meses realizando encontros com deputados da base aliada na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para tratar de demandas municipais e pautas legislativas.
Siga o Poder News no Instagram
Os encontros reuniram parlamentares que compõem a base de apoio de Elmano e tiveram foco em discutir reivindicações de municípios e prioridades legislativas, segundo o líder do governo na Alece, deputado Guilherme Sampaio (PT), que acompanhou todas as reuniões.
Aliados destacaram a consolidação das relações políticas e a conversa sobre projetos em tramitação.
Deputados como Osmar Baquit (PSB), Jeová Mota e Guilherme Bismarck citaram que os encontros também foram oportunidades para reforçar compromissos com obras e políticas públicas em suas bases eleitorais.
Por outro lado, parlamentares da oposição afirmaram que não foram incluídos nas reuniões e criticaram o governo por centralizar o diálogo apenas com aliados.
O deputado Felipe Mota (União Brasil) disse que rejeitou convite por considerar que sua postura crítica ao governo dificultaria a participação.
Já deputados como Lucinildo Frota (PDT), Cláudio Pinho (PDT) e Sargento Reginauro (União Brasil) afirmaram que a falta de diálogo institucional pode enfraquecer o papel do Legislativo e reduzir debates mais amplos.
O desgaste entre governo e oposição ocorre em um momento em que articulações políticas ganham intensidade com o ano eleitoral de 2026 se aproximando, e líderes de diferentes partidos começam a movimentar estratégias para disputas majoritárias e alianças.

