
O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta segunda-feira, 29, a nomeação do promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ceará, com mandato de dois anos, a partir de 6 de janeiro de 2026.
Siga o Poder News no Instagram
Natural de Juazeiro do Norte, Herbet Gonçalves Santos ingressou no Ministério Público do Ceará (MPCE) em setembro de 2014, com atuação inicial nas comarcas de Jaguaribe e em municípios do Vale do Jaguaribe.
Herbet presidiu a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entre 2021 e 2025. Também acumula experiência em âmbito nacional, tendo sido conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, além de membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Antes de ingressar no MPCE, foi defensor público do Estado do Ceará entre 2012 e 2014. Atuou ainda como procurador do Estado do Amapá, de 2009 a 2012, e como advogado na iniciativa privada entre 2005 e 2009.
O novo procurador-geral recebeu os títulos de cidadão de Fortaleza e de Orós. Ele substitui Haley de Carvalho, a quem o governador agradeceu pelo trabalho realizado nos últimos dois anos à frente do Ministério Público estadual.

