
A corrida eleitoral pelo governo do Ceará em 2026 já apresenta desafios claros para governo e oposição.
Siga o Poder News no Instagram
Para o governador Elmano de Freitas (PT), que busca a reeleição, os principais desafios são manter a unidade de sua ampla base de aliados, que tem interesses próprios em outras disputas como o Senado, e consolidar uma narrativa de resultados na área de segurança pública, considerada crítica pela população.
Além disso, seu governo precisará mostrar bons índices de intenção de voto já nas primeiras pesquisas do ano para se firmar como favorito.
O primeiro e maior desafio é unificar-se em torno de um único nome competitivo, sendo Ciro Gomes (PSDB) e Eduardo Girão (Novo) os principais pré-candidatos.
Esta unificação esbarra em divergências históricas, como as duras críticas de Ciro ao bolsonarismo, que dificultam uma aliança com o PL no estado.
Para além da crítica ao governo atual, a oposição também precisará apresentar um projeto de governo alternativo e convincente aos eleitores, especialmente nas áreas de segurança, saúde e educação.
Especialistas apontam que as decisões sobre alianças a nível nacional, principalmente para a disputa presidencial, terão impacto direto e podem redefinir os cenários estaduais.

